Uma câmera interna instalada em uma das carretas envolvidas no acidente registrado por volta das 15h30 dessa quarta-feira (16), no km 547 da BR-262, no município de Luz/MG, captou o momento exato da colisão e também flagrou um carro realizando ultrapassagem em local proibido, poucos segundos antes da batida.
De acordo com a imagem, o carro já inicia a manobra em local proibido. O automóvel chegou a ultrapassar a carreta que posteriormente caiu em uma ribanceira, mas o veículo de passeio não teve relação com o acidente.
Ultrapassagens em locais proibidos são consideradas infrações gravíssimas de trânsito no Brasil. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor flagrado realizando esse tipo de manobra está sujeito a uma multa no valor de R$ 2.934,70, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A infração também prevê suspensão do direito de dirigir, mesmo que o condutor não seja reincidente.
Chovia forte no momento da colisão, o que pode ter contribuído para a perda de controle do semirreboque de uma das carretas. O veículo iniciou um movimento de “L” e atingiu a lateral da outra carreta. Com o impacto, essa segunda carreta saiu da pista e caiu em uma ribanceira de aproximadamente 200 metros de profundidade.
O motorista da carreta que caiu sofreu ferimentos leves e conseguiu sair do veículo. O condutor da outra carreta não se feriu.
Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Way-262, atual concessionária responsável pela rodovia, foram acionadas para o atendimento da ocorrência.